Método de Priorização e sua importância

Falaremos hoje sobre um dos métodos de priorização mais utilizados no mundo, a matriz Urgência x Importância.

Primeiramente vamos estabelecer a diferença entre urgência e importância: urgente diz respeito a tempo e importância a impacto.

Para trabalhar com a Matriz de Urgência x Importância, deve-se considerar (conforme imagem acima) que a nota 5 possui mais prioridade e a 2 tem priorização mais baixa.
Assim, para definir prioridades, faça as perguntas.

  • *O problema precisa de resolução imediata? Em caso afirmativo, trata-se de algo urgente e importante (aja agora!).
  • *O problema é relevante, mas não necessita de uma resolução imediata? Em caso afirmativo, a tomada de ação é importante, mas não urgente.
  • *O problema não é relevante, mas precisa de uma resolução imediata? Se sim, estamos falando de algo urgente, mas não importante.
  • *O problema não é relevante e não precisa de ação imediata? Se esse for o caso, trata-se de algo sem importância e que não requer urgência.

Note que, a matriz apenas organiza de forma visual e de fácil compreensão a importância real de cada atividade a ser realizada no decorrer do dia/semana/mês.

Lembre-se, estabelecer prioridades facilitará a execução e possibilitará que no final da jornada de trabalho você realmente possa se sentir produtivo.